Somos os Neoliberais do Brasil. Fazemos parte da rede internacional de Neoliberais - The Neoliberal Project.

O projeto começou despretensiosamente quando alguns alunos de graduação em economia se juntaram para discutir as implicações políticas de sua área de estudo e criaram no reddit o r/neoliberal. Nas palavras de Colin Mortimer:

Não nomeamos assim o fórum para fazer uma declaração política, mas porque queríamos zombar das pessoas que antes nos chamavam dessa palavra. Mas, rapidamente, as pessoas começaram a participar numa proporção muito maior do que esperávamos. Pessoas que não desejavam discutir econometria, como pretendíamos originalmente. Elas desejavam um lugar on-line para discutir a formulação de políticas que não tivesse sido capturado por populistas de esquerda ou direita. Éramos incrementalistas radicais - como nos chamávamos - e isso era diferente de qualquer outra coisa por aí.

Nossos valores. O que defendemos e o que queremos?

Defendemos a economia de mercado, as instituições multilaterais (por isso nos denominamos "globalistas"), a democracia e a livre manifestação da vontade humana (por isso nos consideramos progressistas).

O Projeto Neoliberal é uma grande casa. Não procuramos excluir outras pessoas de nossa comunidade; em vez disso, procuramos trazer qualquer pessoa que possa encontrar um terreno comum conosco em qualquer assunto. Isso irá expandir muito o número potencial de pessoas que podem se chamar de neoliberais e assim nos diferenciamos de outros grupos que impõem testes estritos de identidade a seus membros.

Isso não significa, contudo, que não tenhamos princípios claros:

Livre mercado: o livre mercado é o melhor e mais democrático sistema de criação e distribuição de recursos para indivíduos e organizações.

Uma rede de segurança social robusta: embora o livre mercado seja o maior motor de criação de riqueza da história, eles precisam ser criados e regulamentados por sistemas e instituições jurídicas inclusivas de modo a distribuir equitativamente a riqueza que criam.

Sociedade aberta: a menos que todos tenham oportunidades iguais de acesso aos mercados, eles não irão operar de modo ideal. Nosso projeto visa combater a opressão aos setores marginalizados da sociedade, independentemente de sexo, identidade de gênero, raça, cor, nacionalidade ou status de imigração, religião ou não-religião, orientação sexual, deficiência, estado civil, peso ou idade.

Desafiar o populismo: O Projeto Neoliberal surgiu em resposta direta ao aumento de populistas à esquerda e à direita em todo o mundo. Nos opomos diretamente aos grupos mais extremistas e ao crescente "flerte" destes grupos com ideias autoritárias e antidemocráticas.

O Projeto Neoliberal é acima de tudo ação. Nosso propósito está em trazer o sucesso do projeto original na elaboração de propostas políticas, mobilização de nossa rede para apoiar essas propostas, análise das propostas de políticas de outros e a construção de relacionamentos com indivíduos e grupos com ideias semelhantes e demais atores políticos.

Quer fazer parte desta rede? Então participe!

Ideias

Na imagem abaixo, uma lista (totalmente incompleta) de ideias que (a maior parte) dos neoliberais modernos tem se destacado em defender>

O que ler agora? Comece com esses textos:

O texto considerado mais clássico de introdução ao moderno movimento dos neoliberais
Sabemos o quanto a palavra neoliberalismo é carregada de sentido negativo. O neoliberalismo é culpado por tanta coisa de ruim nesse mundo que resolvemos criar um museu só para ele. Confira o Museu de Culpas do Neoliberalismo !
Ainda um pouco confuso sobre o uso do termo? Também estávamos! Essa investigação rigorosa, feita por um de nossos colaboradores, foi a fundo na genealogia da palavra. Deixe essa leitura mais longa para quando tiver um tempinho maior.

Procure no site: