Procure no site:

dezembro 7, 2022

Para entender como o jogo de palavras da MMT funciona é útil começar com uma descrição do modo como as pessoas com mentalidade econômica geralmente falam sobre os gastos do governo. O que as pessoas normais falam é que, para o governo gastar, ele precisa de dinheiro. E o governo pode obter dinheiro de três fontes:

  • Impostos.
  • Empréstimos.
  • Criação de dinheiro.

A descrição usual então diz que, depois de obter dinheiro de uma dessas fontes, o governo pode gastá-lo em consumo e investimento do governo ou transferi-lo para outra pessoa por meio do estado de bem-estar. No caso de impostos e empréstimos, o dinheiro entra no governo e depois é gasto de volta. No caso da criação de dinheiro, o governo origina dinheiro novo e depois o gasta.

O que os defensores da MMT fazem é afirmar que, na verdade, todos os gastos do governo são financiados pela criação de dinheiro. Impostos e empréstimos podem parecer formas de o governo conseguir dinheiro para gastar, mas na verdade tudo o que eles fazem é deletar dinheiro. Por que você iria querer deletar dinheiro? Porque, quando a economia está no limite ou perto de sua capacidade, criar um monte de dinheiro novo e gastá-lo na economia causará inflação. Assim, você precisa usar impostos e empréstimos para eliminar o dinheiro novo e evitar a inflação. Entendido desta forma, todos os gastos do governo são financiados pela criação de dinheiro, e a tributação e os empréstimos existem apenas para compensar a inflação causada por esses gastos.

Por si só, esse esforço retórico em recategorizar as coisas é bom, embora um pouco tedioso.

Mas o que eles fazem a seguir é usar suas categorias idiossincráticas para dizer coisas que são verdadeiras de acordo com suas definições, mas confundem as pessoas que não estão familiarizadas com a linguagem particular da MMT.

Então eles dirão coisas como “impostos não financiam gastos” ou coisas como “a resposta para como você pagará é simplesmente que você gastará o dinheiro” em discussões sobre, por exemplo, como fazer expansões do estado de bem-estar. Muitas pessoas de esquerda leem sobre a MMT e acreditam que ela está dizendo que podemos ter um estado de bem-estar social no estilo nórdico sem aumentar o nível de impostos. Afinal, se os impostos não financiam os gastos, não precisamos deles, certo?

Mas não é isso que a MMT está dizendo. Se você entende a linguagem privada da MMT ou tem algumas horas disponíveis para conversar com um defensor da MMT e lentamente descascar as camadas de ofuscamento que eles gostam de usar, você percebe que, quando eles dizem: "impostos não financiam gastos" isso não significa que não precisamos aumentar os impostos para expandir o estado de bem-estar. Em vez disso, eles estão dizendo que, em sua maneira idiossincrática de categorizar as coisas, os impostos não “financiam o estado de bem-estar”, mas apenas “compensam a inflação causada pela criação de dinheiro que financia o estado de bem-estar”.

Esta é uma boa maneira de travar o discurso e confundir as pessoas, o que pode ser politicamente útil, mas como uma questão política, não acrescenta nenhuma nova visão. Ele diz a você que a pergunta correta não é “como você vai pagar por isso”, mas sim “como você vai compensar a inflação causada por pagar por isso com dinheiro criado, já que todos os gastos do governo são dinheiro criado”. No entanto, a pergunta reformulada tem a mesma resposta que a primeira: alguma combinação de impostos e empréstimos eventualmente terá de ser feita.

O verdadeiro objetivo da MMT parece ser o de empregar uma retórica enganosa com o objetivo de enganar as pessoas sobre a necessidade de impostos em um sistema social-democrata. Se forem bem-sucedidos, esses jogos de palavras podem afrouxar um pouco a política fiscal e monetária - no curto prazo. Mas, na medida em que aumentar permanentemente os gastos do governo para 50% do PIB exigirá muito mais impostos a médio e longo prazo, tenho de concordar com outros autores ao dizer que a MMT parece um beco sem saída político.

.

Excerto do texto: "What's the point of Modern Monetary Theory?", de Matt Bruenig.

Traduzido por Fernando Moreno.

Deixe seu comentário. Faça parte do debate