Procure no site:

setembro 28, 2020

É terrivelmente difícil explicar para as pessoas o quão irracional é entregar ao Estado o papel de coordenar investimentos em grande escala porque, em geral, elas não entendem o conceito de custos de oportunidade. Quando um desenvolvimentista diz que vai usar nossa quantidade limitada de poupança pra desenvolver setor X, Y e Z, não fica claro para a maioria das pessoas que todo o recurso envolvido neste empreendimento seria usado, em uma situação de mercado, para expandir a produção em uma infinidade de outros setores. Elas percebem o que a sociedade ganha, mas não percebem que isso representa um custo em termos do que a sociedade deixa de ganhar.

O mercado, tido como os milhões de indivíduos dispostos a poupar e investir, tem muito mais informação disponível na hora de escolher os setores mais lucrativos para expandir a produção do que qualquer burocrata bem intencionado. O lucro operacional de uma firma também é o valor adicionado pela mesma. No geral, o mercado tende a acertar muito mais na hora de alocar investimento. Isso não significa que ele sempre acerte ou que todo investimento público seja condenável. Longe disso. Em alguns casos, o sistema de preços não consegue capturar todos os benefícios dada a existência de externalidades, como por exemplo em educação, inovação, saneamento, etc, ou em situações em que o retorno é de muito longo prazo.

Nos casos em que uma abordagem microeconômica tradicional consegue demostrar alguma disfuncionalidade no sistema de preço em uma área específica, o investimento público pode ser justificado, tendo-se em mente que o governo também tem as suas disfuncionalidades. O governo agiria, portanto, auxiliando a economia de mercado onde ela não funciona direito. Isso é muito diferente de querer um Estado empresário deliberando onde deve ser investido ou não. Um Estado que “lidere o desenvolvimento”.

O burocrata bem intencionado (ou a equipe de burocratas), por mais inteligente que seja, simplesmente não tem informação disponível para arbitrar este tipo de coisa em larga escala. Este é o ponto.

Assine a newsletter e receba os novos textos que publicarmos aqui por e-mail.

2 comments on “Como o mercado e o Estado alocam investimentos”

  1. Parabéns pelo texto. Antigamente eu tinha uma cabeça desenvolvimentista e simpatizava muito mais idéia do Estado Empresário. Textos como esse ajudam a enxergar melhor as coisas.

    Só uma dúvida, lendo o trecho:
    "alguns casos, o sistema de preços não consegue capturar todos os benefícios dada a existência de externalidades, como por exemplo em educação, inovação, saneamento, etc, ou em situações em que o retorno é de muito longo prazo.
    O governo agiria, portanto, auxiliando a economia de mercado onde ela não funciona direito."

    Poderiam dar mais exemplos de situações que o mercado não capta totalmente os benefícios de um investimento, sendo necessário atuação do setor público?

Deixe seu comentário. Faça parte do debate

Discover more from Neoliberais

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading