Procure no site:

dezembro 29, 2021

.

Vivemos em uma época que perdeu o otimismo. As pesquisas mostram que as pessoas acham que o mundo está piorando, não melhorando. As crianças temem morrer por causa de uma catástrofe ambiental antes de chegarem à velhice. É provável que os tecnólogos sejam informados de que estão arruinando a sociedade tanto quanto a estão melhorando.

Mas não foi sempre assim. Apenas alguns séculos atrás, os pensadores ocidentais foram pegos em uma onda de otimismo em relação à tecnologia, à humanidade e ao futuro, com base na nova filosofia do Iluminismo.

O Iluminismo foi muitas coisas, mas em grande parte, foi uma filosofia do progresso.

No final do século XVIII, o Marquês de Condorcet expressou essa filosofia e seu otimismo em seu "Esboço para um Retrato Histórico do Progresso da Mente Humana". Nele, ele previu um progresso ilimitado, não apenas na ciência e tecnologia, mas na moralidade e na sociedade. Ele escreveu sobre a igualdade das raças e dos sexos e sobre a paz entre as nações.

Seu otimismo era ainda mais notável porque ele escreveu isso enquanto se escondia da Revolução Francesa, que o perseguia para executá-lo como um aristocrata. Infelizmente, ele não pôde se esconder para sempre: foi capturado e logo morreu na prisão. Evidentemente, a perfeição da humanidade demorou a chegar.

O progresso material, no entanto, estava disparando. Após o fim das Guerras Napoleônicas na Europa e, em seguida, a Guerra Civil na América, o caminho estava aberto para a inovação tecnológica e o crescimento econômico: a ferrovia, o telefone, a lâmpada, o motor de combustão interna.

No final do século 19, era óbvio que o mundo havia entrado em uma nova era, e progresso era sua palavra de ordem. O naturalista Alfred Russel Wallace (mais conhecido por seu trabalho sobre a evolução com Darwin) intitulou seu livro sobre os anos 1800 de "O Século Maravilhoso". Nele, ele atribuiu 24 “grandes invenções e descobertas” ao século 19, em comparação com apenas 15 em toda a história humana anterior. O otimismo ilimitado do início do Iluminismo parecia ter sido justificado.

E se o progresso material profetizado por Francis Bacon pudesse ser realizado, talvez o progresso moral profetizado por Condorcet também se concretizasse. No final do século 19, a escravidão havia acabado no Ocidente, e alguns esperavam que o crescimento da indústria e a expansão do comércio levassem ao fim da guerra e a uma nova era de paz mundial.

Eles estavam errados.

O século 20 destruiu violentamente essas ilusões ingênuas. As guerras mundiais foram uma prova devastadora de que o progresso material não leva inevitavelmente ao progresso moral. A tecnologia não pôs fim à guerra - na verdade, tornou a guerra ainda mais terrível e mortal. Em 1945, a bomba nuclear colocou um ponto de exclamação horrível nesta lição: a arma mais destrutiva já inventada foi o produto da ciência, tecnologia e indústria modernas.

Ao mesmo tempo, outras preocupações foram surgindo - incluindo as antigas, como a pobreza, e as novas, como o meio ambiente. Em meados do século 20, a filosofia do progresso enfrentou um sério desafio. O otimismo em sua base foi abalado. Em seu lugar, vimos o surgimento de movimentos sociais radicais baseados em uma profunda desconfiança na tecnologia e na indústria. Hoje, o progresso e o crescimento são chamados de “vício”, “fetiche”, “esquema Ponzi” ou “conto de fadas”. Alguns até defendem um novo ideal de “decrescimento”.

Não é de admirar, então, que os últimos cinquenta anos tenham visto uma estagnação relativa no progresso tecnológico e industrial. A energia nuclear foi atrofiada, o programa Apollo foi cancelado, o Concorde foi aterrado.

Mas agora, no século 21, algumas pessoas estão começando a chamar a atenção para o problema: Peter Thiel, Tyler Cowen, Patrick Collison. Agora existe uma comunidade crescente que reconhece a ameaça da estagnação e o valor do progresso.

A filosofia de progresso do século 19 era ingênua. Mas o afastamento do progresso no século 20 não foi a solução.

Precisamos de uma nova filosofia de progresso para o século 21. Aquele que ensina as pessoas a não considerar o mundo moderno garantido. Aquele que reconhece os problemas do progresso, os confronta diretamente e oferece soluções. E aquele que apresenta uma visão positiva do futuro.

Estabelecer essa nova filosofia é a missão do The Roots of Progress.

Tradução do texto "We need a new philosophy of progress", publicado originalmente aqui.

Autor: Jason Crawford
Tradução: Lucas Favaro

One comment on “Nós precisamos de uma nova filosofia do progresso”

Deixe seu comentário. Faça parte do debate

Discover more from Neoliberais

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading