Procure no site:

dezembro 29, 2021

Tradução do texto "Industrial literacy", publicado originalmente aqui.

.

Eu disse antes que entender de onde vem nosso padrão de vida moderno, em um nível básico, é uma responsabilidade de cada cidadão em uma civilização industrial. Vamos chamar isso de "alfabetização industrial".

Alfabetização industrial é a compreensão de…

  • Que os alimentos que você ingere são cultivados com fertilizantes sintéticos e que isso é necessário para a produtividade agrícola, porque todo o solo perde sua fertilidade naturalmente com o tempo, se não for reposto deliberadamente. Que antes de termos uma agricultura moderna, mais da metade da força de trabalho trabalhava em fazendas, apenas para alimentar a outra metade. Que se o fertilizante sintético fosse repentinamente perdido, uma fome em massa se seguiria e bilhões morreriam de fome.
  • Que essas mesmas safras não seriam capazes de nos alimentar se também não estivessem protegidas de pragas, que destruiriam campos inteiros se tivessem uma chance. Que regiões inteiras costumavam ter temporadas em que perdiam grandes porções de seus produtos para enxames de insetos, como o "bicudo-do-algodoeiro" que atacava os algodoeiros no sul dos Estados Unidos ou a filoxera que devorava uvas nos vinhedos da França. Que antes dos pesticidas sintéticos, os agricultores eram forçados a confiar em substâncias muito mais tóxicas, como compostos de arsênico.
  • Que antes de termos eletricidade e gás natural limpo, as pessoas queimavam combustíveis sólidos não refinados em suas casas - lenha, carvão e até mesmo esterco (!) - para cozinhar sua comida e evitar o congelamento no inverno. Que esses combustíveis primitivos, sujos de contaminantes, criavam fumaça tóxica: poluição do ar interno. Essa poluição do ar interno continua sendo um problema hoje para 40% da população mundial, que ainda depende de combustíveis pré-industriais.
  • Que antes dos eletrodomésticos do século XX, o trabalho doméstico era um trabalho de tempo integral, que invariavelmente recaía sobre as mulheres. Que cada família gastava quase 60 horas por semana com trabalho manual: puxando água do poço para beber e cozinhar e depois levar a água suja para fora novamente; costurando roupas à mão, já que as compradas em lojas eram muito caras para a maioria das famílias; lavando as roupas em uma bacia, esfregando laboriosamente à mão e pendurando-as para secar; cozinhando todas as refeições do zero. Que a máquina de lavar, secadora de roupas, lava-louças, aspirador de pó e micro-ondas são o equivalente a um criado mecânico em tempo integral para cada casa.
  • Que os plásticos são produzidos em enormes quantidades porque, para tantos fins - de recipientes para alimentos a revestimentos de fios elétricos e brinquedos infantis - precisamos de um material que seja barato, leve, flexível, à prova d'água e isolante, e que possa ser facilmente feito em qualquer forma e cor (inclusive transparente!). Que antes do plástico, muitas dessas aplicações usavam partes de animais, como presas de marfim, cascos de tartaruga ou ossos de baleia. Que em tal mundo, esses produtos eram um luxo para uma elite rica, em vez de uma mercadoria para as massas, e os animais que os forneciam eram caçados à beira da extinção.
  • Que os automóveis são uma salvação para as pessoas que vivem em áreas rurais (quase 20% apenas nos Estados Unidos) e que estavam profundamente isoladas na era anterior ao carro e ao telefone. Que em um mundo sem automóveis, contávamos com milhões de cavalos, que na cidade de Nova York por volta de 1900 despejavam nas ruas cem mil galões de urina e milhões de quilos de esterco diariamente.
  • Que metade de todas as pessoas que você conhece com mais de cinco anos está viva hoje apenas por causa dos antibióticos, vacinas e produtos químicos desinfetantes em nosso abastecimento de água. Que antes dessas inovações, a mortalidade infantil (no primeiro ano de vida) chegava a 20%.

Quando você conhece esses fatos da história - que muitas escolas não ensinam - você entende o que é “civilização industrial” e por que ela é a benfeitora de todos os que têm a sorte de viver nela. Você entende que o gerador elétrico, o automóvel, a fábrica de produtos químicos, o navio porta-contêineres e o microprocessador são essenciais para nossa saúde e felicidade.

Isso não requer um conhecimento profundo ou especializado. Basta conhecer o básico, da mesma forma que todo cidadão deve conhecer os contornos da história e os fundamentos do funcionamento do governo.

Alfabetização industrial significa entender que os componentes da economia global não são arbitrários. Cada um está ali por um motivo - geralmente uma questão de vida ou morte. As razões são os fatos imutáveis ​​do que é necessário para sobreviver e prosperar: as leis da física, química, biologia e economia que governam nossa existência diária.

Com a alfabetização industrial, você pode ver a economia como um conjunto de soluções para problemas. Então, e somente então, você estará informado o suficiente para ter uma opinião sobre como essas soluções podem ser melhoradas.

A falta de alfabetização industrial (entre outros fatores) está transformando o que deveriam ser discussões econômicas sobre a melhor forma de melhorar a saúde humana e a prosperidade em debates políticos alimentados por desinformação e táticas de intimidação. Vemos isso nas mudanças climáticas, reciclagem de plástico, automação e perda de empregos, até mesmo vacinas. Sem saber o básico, a civilização industrial é uma grande cerca de Chesterton para algumas pessoas: elas propõem derrubá-la, porque elas não veem o uso disso.

Vamos reconhecer o valor da alfabetização industrial e nos comprometer a melhorá-la - começando por nós mesmos.

Deixe seu comentário. Faça parte do debate

Discover more from Neoliberais

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading