Procure no site:

janeiro 13, 2021

Quando era jovem, Sêneca experimentou o vegetarianismo. Era uma moda passageira na época - considerada uma ideia transgressora mas moderna, promovida pelo filósofo Pitágoras. Logo Sêneca abandonou o vegetarianismo, esquecendo muito rapidamente a coisa pela qual ele era tão apaixonado e pela qual estava disposto a arriscar sua vida (é assim que Roma encarava os ensinamentos transgressores de Pitágoras).

O ponto aqui não é comentar sobre vegetarianismo - é uma escolha perfeitamente válida, até mesmo admirável - o problema são os modismos. Podemos imaginar que, em uma geração diferente, talvez Sêneca usasse aqueles sapatos de luva idiotas que foram populares por um tempo, dizendo a todos como eles eram superiores aos sapatos normais, antes de voltar a usar sapatos normais sem falar nada a respeito. Ou, com menos humor, quão facilmente ele poderia - como muitos jovens - ter sido pego no jogo da política extremista, à direita e à esquerda, sendo vítima da força corruptora de radicalização que está destruindo tantos de nós hoje.

Pode ser tão fácil ser pego pelo que todo mundo está fazendo. Ou o que um pequeno grupo de pessoas que queremos impressionar está fazendo. As opiniões do coletivo podem ser como correntes de ar. Eles nos agarram e nos levam para muito mais longe de nossos limites razoáveis. E então, quando somos cuspidos de fora destes movimentos, eles retêm muito pouco poder sobre nós. Nadamos assim embaraçosamente de volta para a costa… se ainda estivermos vivos para isso.

Temos de ter cuidado. Temos que pensar por nós mesmos. Isso é o que impressionava em Cato. Porque ele praticava o ato de não se importar com o que as outras pessoas pensavam. Quando a maré do cesarismo rasgou Roma, ele não foi afetado. Isso era o que impressionava em Musonius Rufus - ele era capaz de pensar com independência e ver que, é claro, as mulheres deveriam ter permissão para aprender filosofia, mesmo que todas as outras escolas fossem sexistas e discriminatórias.

Você deve evitar o comportamento de turba. Você deve rejeitar tendências e modismos. Você deve ficar com o que é atemporal e verdadeiro.

Na imagem vemos Pitágoras com sua última novidade para explicar todo o universo: o spinner triângulo.

Autor: Ryan Holiday do The Daily Stoic

Tradução: Fernando Moreno

Se cadastre em nossa newsletter para:

  • Receber os convites para os encontros do grupo nacional e dos grupos locais de sua cidade.
  • Receber os novos textos que publicarmos aqui, assim como os textos do Neoliberal Project.

Deixe seu comentário. Faça parte do debate

Discover more from Neoliberais

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading