Procure no site:

janeiro 13, 2021

Evite os modismos

Quando era jovem, Sêneca experimentou o vegetarianismo. Era uma moda passageira na época - considerada uma ideia transgressora mas moderna, promovida pelo filósofo Pitágoras. Logo Sêneca abandonou o vegetarianismo, esquecendo muito rapidamente a coisa pela qual ele era tão apaixonado e pela qual estava disposto a arriscar sua vida (é assim que Roma encarava os ensinamentos transgressores de Pitágoras).

O ponto aqui não é comentar sobre vegetarianismo - é uma escolha perfeitamente válida, até mesmo admirável - o problema são os modismos. Podemos imaginar que, em uma geração diferente, talvez Sêneca usasse aqueles sapatos de luva idiotas que foram populares por um tempo, dizendo a todos como eles eram superiores aos sapatos normais, antes de voltar a usar sapatos normais sem falar nada a respeito. Ou, com menos humor, quão facilmente ele poderia - como muitos jovens - ter sido pego no jogo da política extremista, à direita e à esquerda, sendo vítima da força corruptora de radicalização que está destruindo tantos de nós hoje.

Pode ser tão fácil ser pego pelo que todo mundo está fazendo. Ou o que um pequeno grupo de pessoas que queremos impressionar está fazendo. As opiniões do coletivo podem ser como correntes de ar. Eles nos agarram e nos levam para muito mais longe de nossos limites razoáveis. E então, quando somos cuspidos de fora destes movimentos, eles retêm muito pouco poder sobre nós. Nadamos assim embaraçosamente de volta para a costa… se ainda estivermos vivos para isso.

Temos de ter cuidado. Temos que pensar por nós mesmos. Isso é o que impressionava em Cato. Porque ele praticava o ato de não se importar com o que as outras pessoas pensavam. Quando a maré do cesarismo rasgou Roma, ele não foi afetado. Isso era o que impressionava em Musonius Rufus - ele era capaz de pensar com independência e ver que, é claro, as mulheres deveriam ter permissão para aprender filosofia, mesmo que todas as outras escolas fossem sexistas e discriminatórias.

Você deve evitar o comportamento de turba. Você deve rejeitar tendências e modismos. Você deve ficar com o que é atemporal e verdadeiro.

Na imagem vemos Pitágoras com sua última novidade para explicar todo o universo: o spinner triângulo.

Autor: Ryan Holiday do The Daily Stoic

Tradução: Fernando Moreno

Se cadastre em nossa newsletter para:

  • Receber os convites para os encontros do grupo nacional e dos grupos locais de sua cidade.
  • Receber os novos textos que publicarmos aqui, assim como os textos do Neoliberal Project.

Deixe seu comentário. Faça parte do debate