Procure no site:

outubro 16, 2020

Há anos, circula livremente o boato saudosista de que, no passado, o Brasil dispunha de um sistema educacional similar ao dos desenvolvidos. Balela. Hoje, a educação é ruim. Mas antigamente, era incomparavelmente pior. Em 1960, a taxa de escolaridade média era próxima à haitiana. De acordo com dados do IPEA, poucas pessoas estudavam mais de dois anos. Hoje, estudamos nove.

Hoje, aproximadamente, 30% dos jovens em idade universitária estão matriculados em alguma instituição de ensino superior. Em 1970, apenas 4% chegavam a esta etapa do aprendizado. Era baixíssimo o acesso das camadas de baixa renda às universidades. E os que lá chegavam estavam sujeitos a censura. Desde os anos 90, melhoram, a bom ritmo, os índices que medem a funcionalidade da educação. A começar pela taxa de escolarização de crianças de 7 a 14 anos.

Em 1992, de acordo a IBGE/PNAD, 86,6% dos garotos e garotas dentro dessa faixa etária estavam dentro das salas de aula. Em dez anos, este percentual saltou para 97%. O avanço é muito expressivo. Mas torna-se ainda mais significativo quando se dá destaque às crianças pobres. Em 1995, ¼ delas não ia à escola. Após quatro anos, este número caiu a 7%.

Durante os governos petistas, os avanços na área educacional, ainda que sem muito critério e eficiência, continuaram. De 2008 a 2017, como aponta relatório da STN, ao passo que a Receita Corrente da União avançou, em média, 6,7% ao ano, dispêndios educacionais cresceram anualmente a uma elevadíssima média de 7,4%. Mas os resultados foram tímidos. De acordo com dados disponibilizados pelo IBGE, 99,2% dos garotos e garotas de 6 a 14 anos terminaram 2016 matriculadas. Melhorou. Mas em menor escala e a maior custo. Tanto de tempo quanto de dinheiro.

Para sorte dos que elaboram políticas públicas voltadas ao setor educacional, nem tudo está perdido. Desde a virada do século, sopram a seu favor os poderosos ventos da demografia. Em retrospecto, no ano de 1999, a matrícula inicial no E.F. correspondia a pouco mais de trinta e seis milhões alunos. Em 2001, a perto de trinta e cinco milhões. Apesar de a taxa de crescimento populacional ser, segundo o que projeta o IBGE, positiva até o ano de 2048, crianças de 0 a 14 anos não só vêm, em termos proporcionais, perdendo espaço sobre a população desde 1960, como, mais recentemente, perdendo espaço em absoluto.

Em 1991, mostra o IBGE, tínhamos aproximadamente cinquenta e um milhões de crianças de 0 a 14 anos vivendo no Brasil. Éramos um país jovem, com 41% da população entre 0 e 17 anos. Em 2010, este número caiu para menos de quarenta e seis milhões. Para a educação, isso é bom. São menos custos para o orçamento educacional, que abrange pagamento de uniforme, merenda e material escolar.

Segundo relatório do World Bank, entre os anos de 2010 e 2025 o número de pessoas em idade escolar cairá em 25%. É uma grande chance não apenas de reduzir os gastos relacionados à educação, como, sobretudo, de elevar a qualidade do ensino. Não é por acaso que todo ano o Brasil esteja mal colocado nos principais rankings de avaliação global.

Hoje, o investimento direcionado ao Ensino Superior é três vezes superior ao que é destinado ao Ensino Básico. No mundo, é normal que se gaste mais em universidades. Mas não nessas proporções. E o resultado disso é facilmente verificável. Gastamos 6% do PIB com uma educação que, além de extremamente elitista, dá muito pouco retorno à sociedade. Já passou da hora de mudar.

Recentemente, alguns liberais apontaram seus bodoques para Roberto Campos. Para ser sincero, sempre o achei superestimado. Mas sei bem do seu valor. E em um tempo no qual todos queriam desenvolver o Brasil através de gasto público em capital fixo, Campos foi um dos poucos a mencionar o papel da educação sobre o desenvolvimento. O crescimento de longo prazo depende da produtividade do capital humano. Depende do grau de instrução das pessoas. Isso não é palpite. É ciência.

Deixo aqui os meus mais sinceros parabéns a todos os professores. Os senhores e as senhoras são fundamentais na luta contra o atraso e contra a pobreza que acomete e atinge tão perversamente milhões.

Assine a newsletter e receba os novos textos que publicarmos aqui por e-mail.

One comment on “Educação em retrospecto”

Deixe seu comentário. Faça parte do debate

Discover more from Neoliberais

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading